segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Projeto de extensão da FENSG será apresentado em Congresso




O projeto de extensão intitulado - “Criança : conhecendo os meus direitos através do ECA” desenvolvido por alunos de graduação em Enfermagem da FENSG e Medicina da UPE sob a coordenação da professora Maria Aparecida Beserra, será apresentado como um relato de experiência no Congresso Brasileiro de Enfermagem que, neste ano, acontecerá em outubro na cidade de Florianópolis em Santa Catarina.
O grupo utiliza a metodologia da problematização e dramatização, na qual eles interpretam os personagens da “Turma da Mônica” de Maurício de Souza para que, desta forma, os alunos possam assimilar os direitos e deveres propiciados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Na última semana, no auditório da FENSG, foi promovida uma atividade teatral para as crianças participantes do projeto, que engloba os alunos da Escola Municipal Cidadão Herbert de Souza, onde são realizadas as atividades, além dos setores de pediatria do HUOC, PROCAPE e outras instituições.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FENSG recebe a visita da doutora Marta Sauthier da UFRJ


Nesta semana a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças – FENSG recebeu a visita da doutora Márcia Sauthier da Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ. Essa é mais uma série de palestras promovidas pelo programa de missões do PROCAP. Professora há 17 anos no ensino da enfermagem, a doutora desenvolve trabalhos relacionados a ética e bioética.
Sua tese para obtenção do grau de doutora, desenvolvida na UFRJ e publicada em 2005, "O compromisso dos profissionais com a integração do homem no planejamento familiar", serve de base para o desenvolvimento das atividades. Confira abaixo a entrevista realizada com a Doutora Márcia Sauthier.


Obs.: a entrevista foi editada sem entretanto modificação do conteúdo das respostas.


Bom dia professora, em primeiro lugar gostaria de saber como a senhora se sente em relação a oportunidade de estar no Recife divulgando o seu trabalho?


Sinto-me honrada em estar trocando experiências em uma cidade tão maravilhosa como Recife. Gostaria também de agradecer pela receptividade da professora Fátima Abrão e Regina. Fui muito bem recebida aqui.


As suas palestras abordarão a temática da ética e da bioética, fundamentais em qualquer campo. Qual a importância dessas temáticas na área da enfermagem?


Abordarei nas minhas palestras a Ética com enfoque na saúde pública além do Engajamento em políticas de saúde e sustentabilidade com enfoque na dignidade humana. A ética na enfermagem nos traz a idéia de humanização do atendimento no tratamento do “sujeito do cuidado” do paciente. Devemos considerar que acima de tudo eles são seres humanos com realidades e vivencias distintas. O compromisso do profissional deve ser intencional e não intuitivo, pautado no conhecimento cientifico.
Abordarei a bioética no que se refere ao tratamento do lixo hospitalar e ao cuidado com o meio ambiente. A enfermagem deve primar por ações que tenham como enfoque o respeito seja ao sujeito do cuidado seja para com o mundo.


A senhora teve a oportunidade de realizar uma palestra ontem para alunos e professores da pós graduação, como se deu essa experiência e o que a doutora considera importante para o desenvolvimento da pós?


É necessário que se atente para questões éticas no que tange a pesquisa com seres humanos de acordo com a resolução 196 de 1996 que regulamenta esse tipo de pesquisa. A experiência foi bastante proveitosa gostaria de pedir que continuem desenvolvendo a enfermagem de forma crítica interferindo nos processos em prol da humanização e do cuidado contribuindo para os parâmetros e das definições sobre qual enfermagem queremos para o futuro.
Tive contato com professores com o perfil de compromisso com o cuidado humano e com o conhecimento não só cientifico, mas que leva em consideração o senso comum para pautar o trabalho. Essa política de acolhimento é muito importante.


E em relação aos alunos de graduação, como foi a experiência?


Percebi que os alunos são interessados, fui bastante questionada na palestra. Abordei a ética na enfermagem a partir da conceituação que eles explanaram sobre essa temática. Passando por temas como a Importância da humanização. De paciente e enfermo a “sujeito do cuidado”, o aspirante a enfermeiro deve tratar o ser humano com responsabilidade, primando pela qualidade de vida. Observei que o grupo de estudantes já é conduzido pelos docentes da FENSG de uma forma muito próxima da ideal.


A doutora fez referência a uma enfermagem que queremos para o futuro, como seria a enfermagem que a doutora aspira para o futuro?


A enfermagem do futuro deve atentar-se para a permanência da sua área como graduação , para a delimitação dos saberes e conhecimentos do seu campo. A enfermagem primeiramente deve saber o que é, para que veio e onde quer chegar. É esse o caminho.


Quer se aprofundar no tema? Consulte os livros indicados pela doutora Marta:


Problemas atuais de Bioéticas de Léo Pessini
Ética e moral: a busca dos fundamentos de Leonardo Boff
Bioética cultura e globalização de José Roberto Goldin
Ética pesquisa e políticas públicas organizado por Flávia Mori Sarti e Gislene Aparecida dos Santos.
Bioética e saúde pública de Paulo Antônio de Carvalho.
Livros do autor Christian De Paul Barchifontaine.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Grupo de extensão da FENSG participará da abertura oficial da Semana Universitária


A abertura da 10ª semana universitária da Universidade de Pernambuco que será realizada no do dia 18 de outubro contará com a apresentação Teatral do grupo da 3ª idade do projeto de extensão da FENSG, Teatro interativo: revivendo/reconstruindo cenários na terceira idade. O trabalho é desenvolvido pelas alunas Milena, Lúdmila, Douglas, Adelina, Isaura e Cássia Noélia, sob coordenação da Professora Estela Meireles. As atividades acontecem na FENSG e conta com a participação de idosos da comunidade de Santo Amaro.

De acordo com Milena, o grupo propõe temas a serem discutidos em sala de acordo com as experiências dos idosos e vão construindo a peça baseada nas reuniões. “Pequenas cenas, formas de expressão, auto- estima e confiança no palco, tudo isso é trabalhado de acordo com as necessidades dos participantes, conta Milena.”

O grupo espera contar com a presença de todos.

Confira a programação completa da Semana Universitária
aqui.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Eleições para a nova reitoria prometem movimentar a UPE.


Com o objetivo de criar condições que garantam a gestão institucional da academia, o reitor Carlos Calado palestrou na última quarta feira no auditório da FENSG.

Calado garante uma nova administração ética transparente e impessoal. Através de uma ação conjunta entre professores alunos e funcionários a gestão do quadriênio 2011-2014 espera cumprir a função social atrelada a universidade e avançar em termos qualitativos. "Mais que uma boa avaliação, a nova gestão espera um verdadeiro salto qualitativo e não apenas dados estatísticos”. O reitor falou ainda das benesses da gratuidade, pós-graduação e mestrado, bolsas para estudantes de baixa renda e de como pretende administrar a Universidade de Pernambuco na sua possível próxima gestão.


"Fazemos a nossa parte para que possamos receber a parte que nos cabe."

A chapa pretende construir com cada unidade da UPE uma gestão de qualidade. Com o apoio de todos será possível mais que uma manutenção da universidade como tal. Ao ser questionado a respeito dos entraves em relação a liberação de verba o reitor afirmou que criou-se uma imagem de que o capital humano não é aproveitado como deveria ser. É preciso mostrar que se tem uma política de pessoal e que há produção de conhecimento nas unidades.

"É necessário melhorar a imagem para garantir os recursos."


O reitor falou também a cerca do mestrado da FENSG, sobre o apoio a esse setor e a respeito da acessibilidade do prédio anexo da pós- graduação que ainda deixa a desejar, segundo docentes. O RU – restaurante universitário, também foi pauta do debate – “o projeto já foi posto no orçamento, entretanto depende de aprovação.”
Sobre o apoio acadêmico oferecido aos alunos de baixa renda – vital para a permanência dos mesmos no curso de graduação- O professor Calado garante que está ciente de que não há bolsas suficientes, mas uma solicitação de 5% para um aumento no número de alunos contemplados já foi realizada.
O professor continuou o debate e falou da da importância de estabelecer diálogos e práticas que viabilizem a integração entre ensino, pesquisa e extensão, o que garantira uma qualidade acadêmica.

"Fortalecer a pós-graduação é fortalecer a graduação."

Indagado sobre o atual programa de ensino que- segundo fontes do SUS- ainda deixa a desejar devido à falta de sintonia com o currículo atual com as atividades práticas, o reitor concordou que o novo um novo currículo precisa ser implantado.
Assuntos como o Intercambio com universidades estrangeiras e a dedicação exclusiva de professores foram também debatidos, o reitor reconheceu que não há como esperar uma qualidade no ensino se os professores precisam trabalhar em mais de uma instituição e que a troca de experiências através do intercambio é importante para uma boa formação.
O reitor Carlos Calado lembra que todos precisam "fazer o dever de casa” para assegurar uma gestão de qualidade.


A eleição acontecerá amanhã.

"Só espero que a próxima gestão encontre a casa arrumada."

Através deste e-mail você pode enviar sugestões, dúvidas e críticas a gestão: unidade.integração@gmail.com

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

FENSG parabeniza aniversariantes do mês de setembro

A direção da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças parabeniza os professores, servidores e estagiários que fazem parte desta instituição.

Maria das Dores Silva 03-09
Gustavo Bezerra Serra Seca 07-09
Maria das Graças Leite Reis 08-09
Iraci Maria de Sales 09-09
Roseane Almeida da Silva 09-09
Sandra Cibely da Silva 12-09
Simone Maria Muniz da Silva Bezerra 17-09
Pollyanna Cunha Lima 23-09
Jael Maria de Aquino 28-09
Waldiria Ferreira da Cunha 28-09
Débora Viana dos Santos 30-09

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Reitor discutirá novas propostas da chapa na FENSG

Com o intuito de divulgar e debater as propostas para o novo quadrienio 2011-2014, a chapa “UNIDADE E INTEGRAÇÃO DA UPE” composta pelos professores CARLOS FERNANDO DE ARAÚJO CALADO e RIVALDO MENDES DE ALBUQUERQUE fará uma visita a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - FENSG na próxima quarta-feira dia oito de setembro a partir das 09:00hs. A comunidade acadêmica pode conferir aqui as relações dos eleitores e respectivos colégios eleitorais.