quarta-feira, 26 de dezembro de 2012















INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ESPECIALIZAÇÃO EM 

SAÚDE PÚBLICA.




Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Saúde Pública – Gestão de Sistemas e Ações de Saúde da FENSG, no período de 07 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30min. às 13h.

Investimento:
Inscrição: R$ 55,00
Matrícula: R$ 300,00
Mensalidade: R$ 300,00 (17 parcelas)

INFORMAÇÕES:
(81)3183-3608/3183-3609  - Vera Vasconcelos ou Eliete Pergentino


                                          Edital 02/2013
Curso de Especialização em Saúde Pública - Gestão de Sistemas e Ações de Saúde.
      A coordenadora do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Saúde Pública - Gestão de Sistemas e Ações de Saúde, no uso de suas atribuições, informa aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo com vista à admissão de alunos no referido curso, conforme resolução CONSUN Nº 026/2009 e CEPE Nº 041/2011 desta instituição.

1.    DOS OBJETIVOS:
GERAL:
Proporcionar aos alunos competências que permitam sua atuação efetiva na reorientação/implementação do modelo de atenção à saúde em nível dos municípios/estado, elegendo a vigilância e a promoção da saúde como fundamentos básicos do processo gerencial de organização dos serviços.

ESPECÍFICOS:
·        Compreender o processo saúde-doença nas comunidades a partir das concepções explicativas sob a hégide do paradigma da determinação social das doenças;
·        Discutir um modelo de saúde pautado nos princípios de promoção e vigilância da saúde, como forma de promover a atenção integral da saúde e contribuir para a consolidação do SUS e estabelecimentos da cidadania;
·        Utilizar o método estatístico e epidemiológico na construção e caracterização da realidade sócio-sanitária das comunidades, através do conhecimento no plano descritivo e analítico dos problemas de saúde com base na ferramenta da informática;
·        Utilizar as informações locais e do método de planejamento na organização dos serviços;
·        Desenvolver competências para reorganizar sistemas de saúde, estabelecer ações e gerenciar serviços.

2.    DO PÚBLICO ALVO

2.1 Poderão candidatar-se a este processo de seleção qualquer Profissional de Saúde ou Áreas Afins, que tenha diploma de graduação.
2.2 As vagas disponíveis para o processo de seleção serão preenchidas pelos candidatos que reúnam os requisitos necessários, aqui dispostos, sendo cabível o preenchimento de todas as vagas ao final do processo de seleção.

3.    DA DURAÇÃO

       3.1.  O curso de especialização em Saúde Pública - Gestão de Sistemas e Ações de Saúde, deverá ser integrado em um prazo Maximo de 17 meses (equivalente a três semestres), prorrogável de acordo com a resolução Nº 026/2009 da UPE.

4.    DAS VAGAS.
       4.1.        Serão abertas 45 vagas.
       4.2.        Informações sobre os orientadores e disponibilidade de vagas por orientador, serão oferecidas no inicio do curso.

5.    DA INSCRIÇÃO
       5.1.  As inscrições poderão ser efetuadas pessoalmente ou por procuração na secretaria do programa de Pós- Graduação, na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, no período de 07 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013 de segunda a sexta- feira, no horário das 8h30min às 13 horas, respeitando–se o cumprimento do período de inscrição  de acordo com o calendário do processo seletivo.
       5.2.        Para inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos:
a)    Formulário próprio de inscrição devidamente preenchido (fornecido pela secretaria do programa);
b)    Fotocópia autenticada do diploma/certificado de conclusão de curso de graduação respeitando-se o disposto nos itens 2.1 e 2.2 deste edital;
c)    Fotocópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação;
d)     Uma foto 3x4 recente;
e)    Fotocópias autenticadas dos seguintes documentos: cédula de identidade, CPF, titulo de eleitor com comprovante de votação da ultima eleição (primeiro e segundo turno) e para os candidatos do sexo masculino, certificado de regularidade em relação ao serviço militar;
f)     Curriculum vitae – conforme modelo anexo;
g)    Carta de Intenção referente ao tema de escolha para o trabalho final do curso (objetivo e justificativa para realização do curso e do tema escolhido – até duas páginas, letra Times New Roman 12 com espaço entre linhas1,5);
5.3. Ao efetuar a inscrição, o candidato estará automaticamente concordando com as normas contidas e apresentadas no presente edital.

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO E SUAS ETAPAS

6.1. O processo de seleção será realizado em duas etapas obrigatórias para todos os candidatos:
a) 1ª ETAPA- ANÁLISE DO CURRÍCULO (classificatória). A avaliação será efetuada considerando uma ficha de pontuação para atividades e produções documentadas no currículo.
b) 2ª ETAPA- ENTREVISTA INDIVIDUAL (classificatória). A avaliação será efetuada considerando-se experiência profissional e tema da carta de intenção.
6.2. Na primeira e segunda etapa do processo seletivo, atribuir-se-á nota de           0 (zero) a 10 (dez) pontos para o desempenho do candidato em cada uma destas etapas, não sendo exigido  pontuação mínima em virtude do caráter classificatório destas provas.
6.3. Na hipótese de vacância de uma ou mais vagas não preenchidas no ato da matricula será (ao) chamado(s) o(s) candidato(s) com classificação imediatamente subseqüente.

7. DO CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO
Período/Etapa
07 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013 – inscrições (8h30min às 13 horas) – TESOURARIA DA FENSG
04 a 15 de fevereiro de 2013 - análise dos currículos
16  e 23 de fevereiro de 2013 - entrevistas (horário a ser divulgado)
01 de março de 2013 - divulgação do resultado final do processo seletivo
04 a 08 de março de 2013 – Matrícula (Das  8h30min. às 13h)

Início do curso:  15/03/2013

             8. Das disposições gerais
 8.1. A comissão de seleção poderá efetuar alteração no calendário do processo de seleção estabelecendo novas datas para realização das atividades previstas.
 8.2. Não caberá aos candidatos solicitações de revisão, segunda chamada ou repetição de nenhuma das etapas do processo seletivo.
 8.3. Os casos omissivos no presente edital serão resolvidos pela comissão de seleção.


Recife, 26 de dezembro de 2012.

Profª Msc. Rosário Antunes Fonseca Lima
  

ANEXO I
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

  1. Dados pessoais.
  2. Formação acadêmica
·         Graduação
·         Iniciação científica
·         Monitoria
·         Treinamento não curricular após a graduação
·         Estágio extra curricular
  1. Pós-graduação
·         Área
·         Curso
·         Período
  1. Experiência profissional
·         Área
·         Tempo de serviço
·         Gerência de sistemas e serviços
·         Gerência de setor
·         Coordenação, supervisão ou assessoria de projeto/programa
·         Outras experiências profissionais
  1. Trabalhos acadêmicos
  2. Publicações


ANEXO II
CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DE TÍTULOS E  CURRICULUM

ÍTEM
PONTUAÇÃO
UNITÁRIA
PONTUAÇÃO
MÁXIMA
  1. Formação acadêmica
1.1  Iniciação científica (mínimo 1 ano)
2,0
4,0
1.2  Monitoria (mínimo 1 ano)
2,0
4.0
1.3  Treinamento não curricular após a graduação (mínimo 160 horas)
5,0
10,0
1.4  Estágio extra curricular
2,0
4,0
1.5  Curso de atualização (Carga horária mínima 30 horas)
4,0
8,0
1.6   Curso de Especialização (carga horária mínima 360 horas)
5,0
10,0
Total de pontos
40,0
  1. Produção técnico-científica
2.1  Artigo publicado em revista indexada (Medline lilacs, biological abstratc, etc)
3,0
6,0
2.2  Artigo publicado em revista não indexada
2,5
5,0
2.3   Resumo de trabalho publicado em anais de congresso
2,0
4,0
Total de pontos
15,0
  1. Experiência profissional e atividades administrativas
3.1  Gerência de sistemas e de serviços (mínimo 1 ano)
5,0
10,0
3.2  Gerência de setor
4,0
8,0
3.3  Coordenação, supervisão ou assessoria (mínimo 1 ano)
3,5
7,0
3.4  Função técnica (mínimo 1 ano)
2,5
5,0
3.5  Outras experiências profissionais (mínimo 1 ano)
2,5
5,0
Total de pontos
35,0
  1. Atividades didáticas
4.1 Participação como docente em disciplina de graduação
2,0
4,0
4.2 Participação como docente em cursos de capacitação
1,5
3,0
4.3 Outras experiências docentes
1,5
3,0
Total de pontos
10,0
PONTUAÇÃO FINAL

100,0



quinta-feira, 20 de dezembro de 2012




 Mestrado FENSG cria parceria internacional com Nova York.



   Por possibilitar uma profundidade de estudo ampliada o curso de Mestrado - FENSG/UPE em seus trabalhados de pesquisa apresenta novas sugestões de assistência à saúde para a sociedade, diante de uma proposta idealizada os alunos utilizam de recursos diversos para a formulação e apresentação de seus projetos, com a aluna Paloma César de Sales não poderia ocorrer de outra forma a mestranda apresentou Saberes e Práticas de familiares de hipertensos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família sobre Hipertensão Arterial” uma pesquisa realizada nos seis distritos sanitários da cidade do recife que resultou em uma parceria com a USP de Ribeirão Preto e com a NYU (Universidade de Nova Iorque) onde por finalidade tem papel de internacionalização dos estudos realizados na saúde por todo o mundo, a aluna apresentará o projeto nas Universidades em 2013.
        
          No auditório de Pós-graduação Paloma César articulou e defendeu seu projeto para a banca formada pelos titulares Profª. Drª Simone Muniz orientadora do trabalho, Profª. Drª. Regina Célia de Oliveira – FENSG/UPE e a Profª. Drª  Deborah Ann Chyun – NYU. Diferente das outras pesquisas realizadas para pacientes hipertensos a aluna procurou estudar a participação e o acompanhamento familiar no processo de qualidade e assistência no tratamento da doença, com auxilio de dados regionais e nacionais avaliou os fatores de riscos e taxas de mortalidades a partir de 3 instrumentos: 1- Identificação do perfil sócio demográfico dos familiares; 2 – Identificar os saberes dos familiares quanto a fator de risco e cuidados e controle para  hipertensão arterial; 3 – Prática do cuidado do fator de risco,”Os resultados desta pesquisa foram de grande importância social, pois contribuiu para a realidade que esta sendo enfrentada no mundo” comentou Deborah Ann Chyun.


Outros fatores de grande importância no perfil deste trabalho foram à participação feminina na questão do cuidado com pessoas portadoras das múltiplas doenças crônicas e avaliação do stress desses pacientes, para a professora Simone Muniz “Paloma em toda realização da pesquisa foi bastante ousada, ela desbravou a cidade do recife e seus detritos sanitários fazendo um excelente trabalho”. No processo de avaliação dos dados com os pacientes a mestranda contou com a participação voluntária de 23 alunos de graduação da faculdade tornando seu trabalho ainda mais rico.








sexta-feira, 7 de dezembro de 2012



Atenção!


  Novo Formulário de Avaliação para Alunos e Voluntários de Pós-Graduação e Pesquisa



quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Ato a favor HU's reuni alunos e professores da FENSG na entrada do campos.


    A comemoração parcial dos 128 anos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e de uma festa não idealizada reuniu alunos e professores da FENSG na sexta (23) de novembro, em manifestação a favor da integralidade do cuidado dos hospitais escolas da UPE pelo governo. A frase “Queremos mais!”  um dos bordões utilizados pelos alunos manifestantes indicou as melhorias desejadas por todos, os pedidos seguem da reabertura dos leitos que estão fechados no HUOC a abertura de portarias de concursos públicos para novos profissionais.
       O abandono à produção do saber, a luta contra privatização do hospital e outras contradições no ensino foram abordados no ato que durou cerca de 3 horas em frente ao hospital, pacientes, médicos e representantes políticos também se fizeram presentes na manifestação.  Após a concentração os estudantes caminharam por todo estacionamento ao som de frevo e do samba “Não deixe o Oswaldo morrer” paródia musical criada para protesto, ao final foi servido aos participantes o bolo de aniversário do HUOC.






" Acho tudo muito tumultuado pelo o conceito que está Universidade tem não dá pra acreditar nesse tipo de crise,  o descaso parece irreal e diante disso o que temos a fazer é buscar melhorias para nossa casa" Edgar Fontes, aluno do 1º período.





Alunas do 2º período, Acham importante os estudantes estarem  envolvidos no ato, pois diante da luta para o ingresso na academia que é  grande não acham justo tal abandono.