sexta-feira, 11 de janeiro de 2013


Teatro Interativo Revivendo/ Reconstruindo Cenários na Terceira Idade.
A apresentação de encerramento de fim de ano reuni alunos e participantes no auditório da FENSG.
        
     
       O projeto de extensão desenvolvido há três anos com idosos de comunidades próximas ao campus Santo Amaro encerrou suas atividades de 2012, em grande estilo no dia 06 de Dezembro, com uma programação alegre, descontraída e emocionante para todos os presentes. O Nascimento do Menino Jesus foi encenado pelos participantes com muita simpatia e entusiasmo a peça que há dois meses estava sendo trabalhada com os integrantes foi coordenada pela Profª Maria do Amparo que ao falar do projeto diz que “O projeto tem como temática as artes cênicas que trabalha muito bem a memória, coordenação motora, dificuldades linguísticas e outras necessidades do idoso assim como também há uma preocupação na forma como este idoso esta sendo inserido na sociedade”.

         Por se considerado uma nova etapa e um momento de mudança na vida do ser humano o trabalho realizado no projeto com os representantes da terceira idade desenvolve estratégias que criam novas oportunidades para os participantes, além de atividades físicas é realizado um acompanhamento psicológico e social onde o idoso necessita ser útil nas atividades desenvolvidas. A enfermagem nesse trabalho tem responsabilidade de prestar assistência à saúde, além de trocar experiência e conhecimento para os alunos que ao colaborar com idosos põe em prática o cuidado fator essencial para esses futuros profissionais. Os encontros são realizados semanalmente na faculdade e outras atividades como pinturas e jogos que possibilitem boa memória são realizadas. A aluna do 1º período Edina de Oliveira participa do projeto e se diz muito entusiasmada com o trabalho “É interessante perceber e acompanhar o bem-estar de todos, a união do grupo e até mesmo a pontualidade com os horários”, a avô de Edina a senhora Amara Lucinda de 80 anos, participa do projeto desde ingresso da neta na faculdade e  diz achar bastante construtivo o trabalho prestado pelos alunos.

   A magia do natal se encadeou com a homenagem de Laryssa Maryssan aos idosos, a aluna que sempre prometia se apresentar para o grupo subiu ao palco e dançou para todos na chegada do Menino Jesus, o balé iluminou ainda  mais o espetáculo o deixando ainda mais rico. A final da programação um grande circulo se formou e juntos com público os atores cataram e se emocionaram ao som da música Então é Natal, da cantora Simone.