Institucional


Criada em 1945, a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco é a que primeira abriu caminhos para área em nosso estado. Pioneira também do Norte/Nordeste a contar com um laboratório de informática direcionado à área de saúde.
Reconhecida por oferecer um dos melhores cursos da região, a FENSG conta com laboratórios de atendimento pré-hospitalar, emergência e violência, além de uma sala de procedimentos técnicos, onde os alunos utilizam manequins para articular a prática e a teoria.  Aqui os profissionais formados estão habilitados para atuar em laboratórios, clínicas, hospitais, no Programa de Saúde da Família, no ensino e na administração dos serviços hospitalares.
Sempre acompanhando o desenvolvimento tecnológico, a unidade tem a carga horária de curso com 4.775 horas/aula.  O número de profissionais formados aqui vem crescendo e os Projetos de Extensão sempre desenvolvendo trabalhos e melhorando a qualidade de vida em comunidades carentes.
A FENSG é reconhecida pelo Ministério da Saúde como referência no programa de Emergência e Violência na área hospitalar e pré-hospitalar, na capacitação de enfermeiros e auxiliares de enfermagem. São 112 novos profissionais formados por ano. Esse sucesso fez com que a nossa Faculdade conquistasse a contribuição de importantes parceiros, como as Secretarias de Saúde Estadual e Municipal e o DETRAN, para a realização de diversos cursos.
A Unidade trabalha ainda com o Programa Saúde do Idoso, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Recife, através da Legião Assistencial do Recife (LAR) e de Centros Geriátricos. Palestras educativas para familiares que se responsabilizam pelo cuidado do idoso em casa também são ministradas pela Unidade de Ensino.
Com as crianças, a FENSG desenvolve o Programa Saúde da Criança e o Projeto de Prevenção a Violência Doméstica. Além disso, na área de DST/AIDS é responsável pela capacitação de enfermeiros da rede de saúde do Estado, no atendimento ao paciente HIV positivo.