terça-feira, 8 de junho de 2010

A FENSG na história

Em 1º de agosto de 1945 tendo como mantenedora a Associação São Vicente de Paula, foi fundada no Recife pela Senhora Germana Chabas a Escola de Enfermeiras Medalha Milagrosa, no Hospital Pedro II.
Em 1946 a senhora Lídia de Paiva Luna assume a direção da Escola, reorganizando o ensino. O nome da instituição foi alterado na sua gestão e passou a se chamar Escola de Enfermeiras Nossa Senhora das Graças. O reconhecimento do curso também aconteceu nesta gestão no dia 30 de setembro de 1949, através do Decreto nº 27.281, publicado no Diário Oficial da União de 06 de outubro seguinte.
A Escola esteve agregada à Universidade Católica no período de 1960 a 1967 e em 21 de agosto de 1967 foi incorporada à Fundação de Ensino Superior de Pernambuco – FESP. Pouco tempo após a incorporação a FESP iniciou-se a realização do vestibular unificado e a adesão ao ciclo básico comum para a área de saúde.

Em 1981 a Faculdade foi transferida para dependências do Hospital Oswaldo Cruz até 30 de abril de 1986, data de inauguração da sede própria no Campus de Santo Amaro, da Universidade de Pernambuco.
A Escola dá início em 1975, à especialização sob a modalidade de residência em enfermagem, cuja prática era realizada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz e no Hospital da Restauração.
A Extensão Universitária é uma das marcas da Faculdade e expressa o seu compromisso com a sociedade.
Outras iniciativas são realizadas na Faculdade. Cursos em diversas áreas e nas modalidades de aperfeiçoamento, capacitação, especialização e mestrado capacitam profissionais dos diversos níveis e profissões para Pernambuco e Estados vizinhos.
Esforços sempre foram desenvolvidos no sentido de qualificar professores e funcionários administrativos para o desempenho de suas funções, permitindo-lhes ascensão funcional e satisfação pessoal.
A FENSG conta com docentes qualificados com mestrado ou doutorado o que possibilitou de forma pioneira no Estado na aprovação no ano de 2008 do primeiro Mestrado em Enfermagem de Pernambuco.
Em maio de 2010 iniciou-se a elaboração do jornal informativo da instituição que tem como objetivo informar a todos os envolvidos com a faculdade sobre as atividades realizadas pela instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário