segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Eleições para a nova reitoria prometem movimentar a UPE.


Com o objetivo de criar condições que garantam a gestão institucional da academia, o reitor Carlos Calado palestrou na última quarta feira no auditório da FENSG.

Calado garante uma nova administração ética transparente e impessoal. Através de uma ação conjunta entre professores alunos e funcionários a gestão do quadriênio 2011-2014 espera cumprir a função social atrelada a universidade e avançar em termos qualitativos. "Mais que uma boa avaliação, a nova gestão espera um verdadeiro salto qualitativo e não apenas dados estatísticos”. O reitor falou ainda das benesses da gratuidade, pós-graduação e mestrado, bolsas para estudantes de baixa renda e de como pretende administrar a Universidade de Pernambuco na sua possível próxima gestão.


"Fazemos a nossa parte para que possamos receber a parte que nos cabe."

A chapa pretende construir com cada unidade da UPE uma gestão de qualidade. Com o apoio de todos será possível mais que uma manutenção da universidade como tal. Ao ser questionado a respeito dos entraves em relação a liberação de verba o reitor afirmou que criou-se uma imagem de que o capital humano não é aproveitado como deveria ser. É preciso mostrar que se tem uma política de pessoal e que há produção de conhecimento nas unidades.

"É necessário melhorar a imagem para garantir os recursos."


O reitor falou também a cerca do mestrado da FENSG, sobre o apoio a esse setor e a respeito da acessibilidade do prédio anexo da pós- graduação que ainda deixa a desejar, segundo docentes. O RU – restaurante universitário, também foi pauta do debate – “o projeto já foi posto no orçamento, entretanto depende de aprovação.”
Sobre o apoio acadêmico oferecido aos alunos de baixa renda – vital para a permanência dos mesmos no curso de graduação- O professor Calado garante que está ciente de que não há bolsas suficientes, mas uma solicitação de 5% para um aumento no número de alunos contemplados já foi realizada.
O professor continuou o debate e falou da da importância de estabelecer diálogos e práticas que viabilizem a integração entre ensino, pesquisa e extensão, o que garantira uma qualidade acadêmica.

"Fortalecer a pós-graduação é fortalecer a graduação."

Indagado sobre o atual programa de ensino que- segundo fontes do SUS- ainda deixa a desejar devido à falta de sintonia com o currículo atual com as atividades práticas, o reitor concordou que o novo um novo currículo precisa ser implantado.
Assuntos como o Intercambio com universidades estrangeiras e a dedicação exclusiva de professores foram também debatidos, o reitor reconheceu que não há como esperar uma qualidade no ensino se os professores precisam trabalhar em mais de uma instituição e que a troca de experiências através do intercambio é importante para uma boa formação.
O reitor Carlos Calado lembra que todos precisam "fazer o dever de casa” para assegurar uma gestão de qualidade.


A eleição acontecerá amanhã.

"Só espero que a próxima gestão encontre a casa arrumada."

Através deste e-mail você pode enviar sugestões, dúvidas e críticas a gestão: unidade.integração@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário