sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FENSG recebe a visita da doutora Marta Sauthier da UFRJ


Nesta semana a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças – FENSG recebeu a visita da doutora Márcia Sauthier da Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ. Essa é mais uma série de palestras promovidas pelo programa de missões do PROCAP. Professora há 17 anos no ensino da enfermagem, a doutora desenvolve trabalhos relacionados a ética e bioética.
Sua tese para obtenção do grau de doutora, desenvolvida na UFRJ e publicada em 2005, "O compromisso dos profissionais com a integração do homem no planejamento familiar", serve de base para o desenvolvimento das atividades. Confira abaixo a entrevista realizada com a Doutora Márcia Sauthier.


Obs.: a entrevista foi editada sem entretanto modificação do conteúdo das respostas.


Bom dia professora, em primeiro lugar gostaria de saber como a senhora se sente em relação a oportunidade de estar no Recife divulgando o seu trabalho?


Sinto-me honrada em estar trocando experiências em uma cidade tão maravilhosa como Recife. Gostaria também de agradecer pela receptividade da professora Fátima Abrão e Regina. Fui muito bem recebida aqui.


As suas palestras abordarão a temática da ética e da bioética, fundamentais em qualquer campo. Qual a importância dessas temáticas na área da enfermagem?


Abordarei nas minhas palestras a Ética com enfoque na saúde pública além do Engajamento em políticas de saúde e sustentabilidade com enfoque na dignidade humana. A ética na enfermagem nos traz a idéia de humanização do atendimento no tratamento do “sujeito do cuidado” do paciente. Devemos considerar que acima de tudo eles são seres humanos com realidades e vivencias distintas. O compromisso do profissional deve ser intencional e não intuitivo, pautado no conhecimento cientifico.
Abordarei a bioética no que se refere ao tratamento do lixo hospitalar e ao cuidado com o meio ambiente. A enfermagem deve primar por ações que tenham como enfoque o respeito seja ao sujeito do cuidado seja para com o mundo.


A senhora teve a oportunidade de realizar uma palestra ontem para alunos e professores da pós graduação, como se deu essa experiência e o que a doutora considera importante para o desenvolvimento da pós?


É necessário que se atente para questões éticas no que tange a pesquisa com seres humanos de acordo com a resolução 196 de 1996 que regulamenta esse tipo de pesquisa. A experiência foi bastante proveitosa gostaria de pedir que continuem desenvolvendo a enfermagem de forma crítica interferindo nos processos em prol da humanização e do cuidado contribuindo para os parâmetros e das definições sobre qual enfermagem queremos para o futuro.
Tive contato com professores com o perfil de compromisso com o cuidado humano e com o conhecimento não só cientifico, mas que leva em consideração o senso comum para pautar o trabalho. Essa política de acolhimento é muito importante.


E em relação aos alunos de graduação, como foi a experiência?


Percebi que os alunos são interessados, fui bastante questionada na palestra. Abordei a ética na enfermagem a partir da conceituação que eles explanaram sobre essa temática. Passando por temas como a Importância da humanização. De paciente e enfermo a “sujeito do cuidado”, o aspirante a enfermeiro deve tratar o ser humano com responsabilidade, primando pela qualidade de vida. Observei que o grupo de estudantes já é conduzido pelos docentes da FENSG de uma forma muito próxima da ideal.


A doutora fez referência a uma enfermagem que queremos para o futuro, como seria a enfermagem que a doutora aspira para o futuro?


A enfermagem do futuro deve atentar-se para a permanência da sua área como graduação , para a delimitação dos saberes e conhecimentos do seu campo. A enfermagem primeiramente deve saber o que é, para que veio e onde quer chegar. É esse o caminho.


Quer se aprofundar no tema? Consulte os livros indicados pela doutora Marta:


Problemas atuais de Bioéticas de Léo Pessini
Ética e moral: a busca dos fundamentos de Leonardo Boff
Bioética cultura e globalização de José Roberto Goldin
Ética pesquisa e políticas públicas organizado por Flávia Mori Sarti e Gislene Aparecida dos Santos.
Bioética e saúde pública de Paulo Antônio de Carvalho.
Livros do autor Christian De Paul Barchifontaine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário