segunda-feira, 25 de abril de 2011

FENSG promove a Semana do Combate à Hipertensão Arterial e ao Tabagismo

Ações pretendem reforçar as atividades promovidas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia SBC para o dia nacional do Combate a Hipertensão Arterial.

Com o objetivo de oferecer à comunidade a oportunidade de cuidar da saúde Bio-psicossocial por meio de um trabalho voltado para promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, a FENSG, em parceria com MEDICAL, ENDOCENTER, CISAM e PROCAPE , promoverá atividades educativas para os servidores das unidades de Saúde , em especial, para as mulheres com idade entre 45 a 65 anos do CISAM, FENSG, PROCAPE e ESEF.


As ações serão desenvolvidas através DOS PROJETOS DE EXTENSÃO Universitária “COMpressão NÃO SE BRINCA” e “Implantação de Ambientes Livres do Fumo”, sob as Coordenações das professoras Simone Maria Muniz da Silva e Edilene Maria da Silva Barbosa da FENSG-UPE.


Essas ações completarão as atividades já desenvolvidas pelos Projetos que, além das atividades de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvem trabalhos educativos com alunos de escolas do ensino fundamental e médio desde 2008.


Doenças Cardiovasculares Responsáveis por um elevado índice de morbi-mortalidade no Brasil e demais países do mundo, as doenças cardiovasculares (DCV) constituem a principal causa de morte e invalidez no Brasil. Dados sobre mortalidade do Ministério da Saúde registraram 265 mil mortes por doenças do aparelho circulatório por ano, o que representa mais de 30% das causas de morte dos brasileiros. Além disso, tais agravos são causas freqüentes de internações hospitalares. 16 Em decorrência de suas graves implicações para a sociedade e impacto no sistema de saúde, as DCV representam um sério problema de saúde pública. Observa-se que óbitos por doença cardiovascular no Brasil correspondem a 34% (1/3 por doença das coronárias), níveis elevados de Colesterol são encontrados em 42% dos adultos brasileiros, Fumantes: 35,85%, Obesos: 32%, Hipertensos: 15%, Chagásicos: 6 a 8 milhões (MS2010). A DCV envolve processo multifatorial e sistêmico que resulta da interação entre fatores hereditários e ambientais.


Confira a programação das ações dos Projetos “Com Pressão não se Brinca” e
“Implantação de Ambientes Livres do Fumo”:



Durante todo o dia serão realizadas:


• Lanche Saudável
• Avaliação de fatores de risco para doenças Cardiovasculares,
• Testes de glicemia capilar,
• Imunização contra Hepatite B, Rubéola e Tétano,
• Panfletagem,
• Medida de pressão arterial


CISAM 04/05/11 09:00H ás 16:00H
PROCAPE 05/05/11 09:00H ás 16:00H
FENSG 06/05/11 09:00H ás 16:00H

Nenhum comentário:

Postar um comentário