Confira abaixo a tabela da programação detalhada.
Data | Hora | Atividades | Estratégias | Responsáveis | |||||
24/10/2011 |
| Apresentação do grupo | Técnica grupal | Todos | |||||
09:30 12:00 | A situação atual da saúde da criança no Brasil | Exposição dialogada – uso de multimídia | Profa. Débora Profa. Regina | ||||||
Referências Victora C, Aquino EML, Leal MC, Monteiro CA, Barros FC, Szwarwald L. Maternal and child health in Brazil: progress and challenges. Lancet 2011; 377(9780): 1863-76.
Romani SAM, Lira PIC. Fatores determinantes do crescimento infantil. Rev Bras Saúde Materno Infantil. Recife 2004; 4(1): 15-23.
Furtado MCC, Mello DF, Parada CMGL, Pinto IC, Reis MCG, Scochi, CGS. Avaliação da atenção ao recém-nascido na articulação entre maternidade e rede básica de saúde. Rev Eletr Enf. Goiânia 2010; 12(4): 640-6. | |||||||||
14:00 15:30 | Leitura de textos sobre a situação da saúde da criança | Trabalho em grupo | Todos | ||||||
15:30 15:50 | Intervalo | ||||||||
15:50 17:00 | Discussão dos textos | ||||||||
25/10/2011 | 10:00 – 11:00 | Leitura de texto sobre instrumentos de coleta de dados | Trabalho em grupo | Todos | |||||
Referências Bogdan RC, Biklen SK Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto (PT): Porto; 1994. Moreira H, Caleffe LG. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro(RJ): DP&A, 2006. Oliveira BRG et al. A entrevista nas pesquisas qualitativas de enfermagem pediátrica. Rev Bras Enferm 2010; 63(2):300-6. Cruz SHV (org). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. Pinheiro EM, Kakehasi TY, Angelo M. O uso de filmagem em pesquisas qualitativas. Rev Latino-am Enfermagem, Ribeirão Preto 2005; 13(5):717-22. Silva DGV, Trentini M. Narrativas como técnica de pesquisa em enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem, Ribeirão Preto 2002;10(3):423-32. Favoreto CAO, Camargo JRCR. A narrativa como ferramenta para o desenvolvimento da prática clínica. Interface Comunic Saúde Educ, Botucatu 2011;15(37):473-83. Costa GMCC, Gualda DMR. Antropologia, etnografia e narrativa: caminhos que se cruzam na compreensão do processo saúde-doença. História, Ciências, Saúde- Manguinhos 2010; 17(4): 925-37. | |||||||||
| Intervalo | ||||||||
11: 00 - 12:00 | Discussão dos textos |
| Todos | ||||||
| 15:00 17:00 | Trabalho de campo | |||||||
| 09:30 12:00 | Organização do material empírico | Todos | ||||||
26/10/2011 | 15:00 15:45 | Apresentação do material empírico |
| Todos | |||||
| 15:45 16:00 | Intervalo | |||||||
| 16:00 - 17:00 | Continuação da apresentação do material empírico | Todos | ||||||
27/10/2011 | 9:30 12:00 | Cuidados paliativos a criança e ao adolescente | Exposição dialogada-uso de multimídia | Profa. Regina Profa. Débora | |||||
Referências Wolfe J, Hinds OS, Sourkes BM. Textbook of interdisciplinary pediatric palliative care. Philadelphia: Elsevier Saunders, 2011.
Carter BS, Levetowm M. Palliative care for infants, children, and adolescents: a practical handbook. Maryland: The JOHNS Hopkins University Press, 2004.
Brasil. Instituto Nacional do Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância de Câncer. Câncer da criança e adolescente no Brasil: dados de registros de base populacional e de mortalidade. Instituto Nacional do Câncer, 2008.
Lima RAG. Experiências de pais e de outros familiares de crianças e adolescentes com câncer: bases para os cuidados paliativos. 2002.113f. Tese (Livre docência). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2002.
Camargo b, Kurashima A. Cuidados paliativos em oncologia pediátrica: o cuidar além do curar. São Paulo: Lemar, 2007.
Santos FS (ed). Cuidados paliativos: diretrizes, humanização e alívio dos sintomas. São Paulo: Atheneu, 2011.
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14:00 16:30 | Princípios da hermenêutica em saúde | Exposição dialogada-uso de multimídia | Profa. Débora Profa. Regina | ||||||
Mello DF, Lima RAG. Technical attainment, practical success and practical knowledge: hermeneutical bases for child nursing care. Revista Latino-Americana de Enfermagem 2009 17(4): 580-585.
Ayres JRCM. Ayres JRCM. Hermenêutica e humanização das práticas de saúde. Ciência e Saúde Coletiva 2005 10(3): 549-560. | |||||||||
| 16:30 18:00 | Avaliação da oficina e encerramento |
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