segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mais uma missão de trabalho imperdível da EERP

Entre os dias 24 a 27 deste mês, mais uma missão das parceiras UPE e UEPB vai acontecer. Os docentes da escola de Enfermagem de Ribeirão Preto vão realizar o seminário de intercâmbio no auditório do curso de pós graduação em Enfermagem da FENSG - Universidade de Pernambuco.
Confira abaixo a tabela da programação detalhada.

Data

Hora

Atividades

Estratégias

Responsáveis

24/10/2011


Apresentação do grupo

Técnica grupal

Todos

09:30 12:00

A situação atual da saúde da criança no Brasil

Exposição dialogada – uso de multimídia

Profa. Débora

Profa. Regina

Referências

Victora C, Aquino EML, Leal MC, Monteiro CA, Barros FC, Szwarwald L. Maternal and child health in Brazil: progress and challenges. Lancet 2011; 377(9780): 1863-76.

Romani SAM, Lira PIC. Fatores determinantes do crescimento infantil. Rev Bras Saúde Materno Infantil. Recife 2004; 4(1): 15-23.

Furtado MCC, Mello DF, Parada CMGL, Pinto IC, Reis MCG, Scochi, CGS. Avaliação da atenção ao recém-nascido na articulação entre maternidade e rede básica de saúde. Rev Eletr Enf. Goiânia 2010; 12(4): 640-6.

14:00 15:30

Leitura de textos sobre a situação da saúde da criança

Trabalho em grupo

Todos

15:30 15:50

Intervalo

15:50 17:00

Discussão dos textos

25/10/2011

10:00 – 11:00

Leitura de texto sobre instrumentos de coleta de dados

Trabalho em grupo

Todos

Referências

Bogdan RC, Biklen SK Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto (PT): Porto; 1994.

Moreira H, Caleffe LG. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro(RJ): DP&A, 2006.

Oliveira BRG et al. A entrevista nas pesquisas qualitativas de enfermagem pediátrica. Rev Bras Enferm 2010; 63(2):300-6.

Cruz SHV (org). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008.

Pinheiro EM, Kakehasi TY, Angelo M. O uso de filmagem em pesquisas qualitativas. Rev Latino-am Enfermagem, Ribeirão Preto 2005; 13(5):717-22.

Silva DGV, Trentini M. Narrativas como técnica de pesquisa em enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem, Ribeirão Preto 2002;10(3):423-32.

Favoreto CAO, Camargo JRCR. A narrativa como ferramenta para o desenvolvimento da prática clínica. Interface Comunic Saúde Educ, Botucatu 2011;15(37):473-83.

Costa GMCC, Gualda DMR. Antropologia, etnografia e narrativa: caminhos que se cruzam na compreensão do processo saúde-doença. História, Ciências, Saúde- Manguinhos 2010; 17(4): 925-37.


Intervalo

11: 00 - 12:00

Discussão dos textos


Todos


15:00 17:00

Trabalho de campo


09:30 12:00

Organização do material empírico

Todos

26/10/2011

15:00 15:45

Apresentação do material empírico


Todos


15:45 16:00

Intervalo


16:00 - 17:00

Continuação da apresentação do material empírico

Todos

27/10/2011

9:30 12:00

Cuidados paliativos a criança e ao adolescente

Exposição dialogada-uso de multimídia

Profa. Regina

Profa. Débora

Referências

Wolfe J, Hinds OS, Sourkes BM. Textbook of interdisciplinary pediatric palliative care. Philadelphia: Elsevier Saunders, 2011.

Carter BS, Levetowm M. Palliative care for infants, children, and adolescents: a practical handbook. Maryland: The JOHNS Hopkins University Press, 2004.

Brasil. Instituto Nacional do Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância de Câncer. Câncer da criança e adolescente no Brasil: dados de registros de base populacional e de mortalidade. Instituto Nacional do Câncer, 2008.

Lima RAG. Experiências de pais e de outros familiares de crianças e adolescentes com câncer: bases para os cuidados paliativos. 2002.113f. Tese (Livre docência). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2002.

Camargo b, Kurashima A. Cuidados paliativos em oncologia pediátrica: o cuidar além do curar. São Paulo: Lemar, 2007.

Santos FS (ed). Cuidados paliativos: diretrizes, humanização e alívio dos sintomas. São Paulo: Atheneu, 2011.

14:00 16:30

Princípios da hermenêutica em saúde

Exposição dialogada-uso de multimídia

Profa. Débora

Profa. Regina

Mello DF, Lima RAG. Technical attainment, practical success and practical knowledge: hermeneutical bases for child nursing care. Revista Latino-Americana de Enfermagem 2009 17(4): 580-585.

Ayres JRCM. Ayres JRCM. Hermenêutica e humanização das práticas de saúde. Ciência e Saúde Coletiva 2005 10(3): 549-560.


16:30 18:00

Avaliação da oficina e encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário