Em seu primeiro dia, a semana universitária 2011 já começou com tudo. Com grande movimentação de alunos e demais interessados, todo o evento consolida como um dos acontecimentos mais importantes da instituição. As atrações são sempre propor discussões de questões cientificas abrindo espaços para debates acadêmicos no alcance da maior integração entre os meios acadêmicos.
O mini-curso Enfermagem e Saúde do Trabalhador, apesar dos infelizes imprevistos dos equipamentos usados no debate, abriu a ampla agenda de atividades na FENSG. A mestranda Andréa Rosane foi quem conduziu a série de discussões que visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho através de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde. Com diretrizes que compreendem a atenção integral à saúde com articulação intra e intersetorial, a participação popular, o apoio a estudos além da capacitação de recursos humanos. O referido aconteceu na sala 3 pela manhã.
No mesmo horário o Major Marcone do corpo de Bombeiros de Pernambuco transmitiu seu vasto conhecimento aos que compareceram na sala 1, local do mini-curso Assistência Pré-Hospitalar. Na ocasião, foram discutidas as questões do atendimento emergencial em ambiente fora do hospital como uma das principais partes do acolhemento às vitimas colocando a importancia do socorro ou resgate.
Pela segunda vez no semestre, a professora Lucilene Aguiar, através também do trabalho das alunas Rafaela Gomes Ribeiro de Sá, Rafaela de Morais Cavalcante Ralph e Vanessa Maria Ferreira da Silva realizaram no laboratório técnico a Vacinação em Combate ao tétano. O intento, além de orientar os alunos da UPE sobre as medidas de prevenção da doença, também teve como objetivo principal a aplicação da segunda dose da antitetânica para aqueles vacinados na campanha de agosto.
Curso de elaboração de projeto de pesquisa
O mestrando Waldemar Neto coordenou o curso de Elaboração de Projeto de Pesquisa durante toda a tarde do primeiro dia da 11ª Semana Universitária da UPE na FENSG. As aulas aconteceram na sala 03.
O conteúdo abordava de forma prática, noções básicas para o planejamento para se desenvolver um bom projeto de pesquisa por meio da utilização do método científico, conhecimento de instrumentos para coleta e análises de dados e por meio de projeção de mídia houve demonstrações de como estrutura seu artigo cientifico, como fruto do processo final da pesquisa acadêmica
Além dos discentes de Enfermagem da nossa Faculdade, também estiveram presentes alunos de outras intituições e de outros cursos relacionados a saúde. Entre eles e Neto, as discussões relacionado no como construir um projeto de pesquisa, foram constantes.
O curso ainda salientou a importância da incerção na pesquisa durante o curso de saúde como formação profissional e o comprometimento social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário