quinta-feira, 20 de dezembro de 2012




 Mestrado FENSG cria parceria internacional com Nova York.



   Por possibilitar uma profundidade de estudo ampliada o curso de Mestrado - FENSG/UPE em seus trabalhados de pesquisa apresenta novas sugestões de assistência à saúde para a sociedade, diante de uma proposta idealizada os alunos utilizam de recursos diversos para a formulação e apresentação de seus projetos, com a aluna Paloma César de Sales não poderia ocorrer de outra forma a mestranda apresentou Saberes e Práticas de familiares de hipertensos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família sobre Hipertensão Arterial” uma pesquisa realizada nos seis distritos sanitários da cidade do recife que resultou em uma parceria com a USP de Ribeirão Preto e com a NYU (Universidade de Nova Iorque) onde por finalidade tem papel de internacionalização dos estudos realizados na saúde por todo o mundo, a aluna apresentará o projeto nas Universidades em 2013.
        
          No auditório de Pós-graduação Paloma César articulou e defendeu seu projeto para a banca formada pelos titulares Profª. Drª Simone Muniz orientadora do trabalho, Profª. Drª. Regina Célia de Oliveira – FENSG/UPE e a Profª. Drª  Deborah Ann Chyun – NYU. Diferente das outras pesquisas realizadas para pacientes hipertensos a aluna procurou estudar a participação e o acompanhamento familiar no processo de qualidade e assistência no tratamento da doença, com auxilio de dados regionais e nacionais avaliou os fatores de riscos e taxas de mortalidades a partir de 3 instrumentos: 1- Identificação do perfil sócio demográfico dos familiares; 2 – Identificar os saberes dos familiares quanto a fator de risco e cuidados e controle para  hipertensão arterial; 3 – Prática do cuidado do fator de risco,”Os resultados desta pesquisa foram de grande importância social, pois contribuiu para a realidade que esta sendo enfrentada no mundo” comentou Deborah Ann Chyun.


Outros fatores de grande importância no perfil deste trabalho foram à participação feminina na questão do cuidado com pessoas portadoras das múltiplas doenças crônicas e avaliação do stress desses pacientes, para a professora Simone Muniz “Paloma em toda realização da pesquisa foi bastante ousada, ela desbravou a cidade do recife e seus detritos sanitários fazendo um excelente trabalho”. No processo de avaliação dos dados com os pacientes a mestranda contou com a participação voluntária de 23 alunos de graduação da faculdade tornando seu trabalho ainda mais rico.








Nenhum comentário:

Postar um comentário