quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Evite o desperdício, economize energia

O maior problema do planeta está centrado no mau uso e no desperdício da energia elétrica. Sabemos que um problema leva a outro e que se mantido este ciclo, o planeta, eu e você só temos a perder. O desenvolvimento sustentável pode começar nas pequenas ações que realizamos, pensando nisso a FENSG lança uma campanha para incentivar todos os alunos professores e funcionários a economizar energia na faculdade.

Ações simples, mas que contribuem para podem ser colocadas em prática. Considerando a atual situação do planeta é o mínimo que a comunidade acadêmica pode fazer para dar a sua contribuição para um mundo mais limpo e sustentável.

Só depende de você.

Confira algumas dicas para economizar energia:

1. DESLIGUE O COMPUTADOR. A utilização do recurso de "economia de energia do monitor" representa uma redução de 60% no consumo. Este recurso pode ser selecionado nas configurações avançadas do monitor.
Mantenha acionado o Programa Energy Star que desliga o monitor quando não estiver em uso.
Desligue sempre durante o horário de almoço e ao fim do expediente.

2. DESLIGUE O AR CONDICIONADO UMA HORA ANTES DO FINAL DO EXPEDIENTE. Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, o que equivale a quase um mês de economia no final do ano. Além disso, no final do expediente a temperatura começa a ser mais amena.

3. DESLIGUE AS LAMPADAS. Sempre que for conveniente, procure utilizar a luz solar para iluminar os ambientes. Um local muito iluminado é prejudicial para os olhos. Acenda somente as lâmpadas necessárias.

4. ECONOMIZE CDS E DVDS. CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas, mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida (como a maioria dos plásticos)? Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos.

5. COPIADORAS Junte um número razoável de originais para serem copiados de uma só vez. Após o uso, desligue-a.

Assista a um vídeo da CELESC- Santa Catarina e comece a contribuir para um mundo mais sustentável:



Nenhum comentário:

Postar um comentário