terça-feira, 17 de abril de 2012

Campanha de doação de sangue na FENSG

O evento teve tudo a ver com futebol e solidariedade


A torcida pernambucana ainda vivia sobre os restos dos últimos acontecimentos negativos que aconteceram logo após o clássico das multidões (Sport x Santa Cruz) quando uma grande campanha de doação de sangue aconteceu nas dependências da FENSG nesta terça. A relação entre futebol e a campanha teve a ver porque o intuito era mobilizar os amantes do futebol que eram alunos ou funcionários do campus Saúde da Universidade de Pernambuco.
O acontecimento intitulado Junte sua Torcida e doe Vida atraiu cerca de

200 pessoas. Muitas delas doaram pela primeira vez, como no caso do estudante de Ciências Biológicas Jefferson Rodrigo que disse ser muito importante participar do intento. "É muito bom poder ajudar as pessoas que estão nos hospitais precisando de sangue. A gente fica feliz por isso", disse.
Antes de ser coletado o sangue, os voluntários tinham que passar por um cadastro na recepção e em seguida encaminhados para uma pré-triagem onde era recolhida uma gota de sangue para realização de hemoglobina, verificação de pressão arterial e pesagem. Depois passavam pela triagem clínica, lanchavam e enfim doavam.

A realização da doação foi a partir de uma parceria entre o centro de hematologia e hemoterapia de Pernambuco e a FENSG a partir do D.A..

De acordo com a representante do Hemope, a assistente social Airry Goes, descentralizar os pontos de doação é de extrema importância porque daí facilita o preenchimento dos bancos de sangue pois as pessoas não precisam se deslocar para muito longe. "A gente sempre faz parceria com as faculdades de medicina, hoje fizemos com a de Enfermagem e isso é muito bom. O fato dessa data ter caído logo após os trágicos incidentes no final do jogo de domingo (Sport x Santa) foi uma coincidência mas serviu pra se encaixar bem com o título da campanha", completou.
Depois da coleta, os doadores ainda se cadastravam para um sorteio de uma camisa oficial de seus times preferidos. Foram os próprios clubes da capital que doaram a premiação. No final, a torcida que mais teve participantes na campanha ainda participaram para ganhar uma cesta de chocolates.
Vale ressaltar também o apoio das Faculdades de Medicina, Ciências Biológicas, Odontologia, Educação Física e Reitoria da UPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário