quarta-feira, 11 de abril de 2012

Vacinação contra o tétano estará de volta

A mega campanha de vacinação contra o tétano vai estar de volta na próxima quarta-feira, dia 18. Pela terceira vez o projeto de extensão Prevenção do Tétano Acidental entre os estudantes do Campus Saúde da UPE que é coordenado pela professora Lucilene Aguiar, vai movimentar ainda mais a FENSG. O intuito também é orientar sobre as medidas de prevenção da doença que pode atingir qualquer pessoa, principalmente em países com desenvolvimento elevado feito o Brasil.
Apesar do título do intento apontar um público alvo, a vacinação é aberta para quem
quiser. Foi assim nas duas primeiras campanhas realizada em agosto do ano passado e durante a Semana Universitária em outubro. Cerca de 200 pessoas não tiveram medo da agulha e aproveitaram a oportunidade. Quem for tomar a terceira dose só vai ser necessário uma outra daqui há a dez anos, mas é bom lembrar de levar o cartão de vacinação, seja ele o simples - feito em qualquer posto de Saúde - ou mesmo o que foi entregue nas duas primeiras ocasiões.
A expectativa da terceira edição da vacinação contra o tétano acidental é de ser um dos eventos mais badalados do campus Saúde da Universidade de Pernambuco; como aconteceu de fato nas duas outras em 2011. A primeira campanha foi matéria de capa do jornal bimestral impresso da FENSG. Isso prova também a afirmação feita pela profa. Lucilene ainda
na estréia do desígnio. "Esse projeto é ainda um começo de outras campanhas de vacinação ainda por virem", disse.
A vacinação começa a partir das 9h e, como dito antes, é preciso levar o cartão de vacina, mas caso o interessado não o possua por qualquer motivo, basta levar algum documento de identificação com foto. O desenvolvimento da campanha ainda conta com os trabalhos das discentes do 7° período, Rafaela Ribeiro de Sá, Rafaela de Morais e Vanessa Maria.



Tétano Acidental
O tétano acidental é geralmente adquirido da contaminação de ferimentos (seja ele pequeno ou não) em esporos do Clostridium tetani, que são encontrados no ambiente (solo, poeira, esterco, superfície de objetos metálicos e enferrujados). O tétano, quando contamina ferimentos, sob indicações favoráveis (presença de tecidos mortos, corpos estranhos e sujeira), torna-se capaz de multiplicar-se e produzir tetanospasmina, que atua em terminais nervosos, induzido contraturas musculares intensas. É melhor se prevenir desse mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário